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sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO II TRIMESTRE 2008


PUBLICO ALVO: Educação Infantil Jardim B

PROFESSORA: Maria de Lourdes Tisott


Objetivo:
Resgatar o instinto de união com o meio ambiente, objetivando o uso racional dos recursos naturais incorporados às atividades produtivas.

Justificativa:
Ao resgatar a união com o meio ambiente a consciência ecológica brota ao natural. Ao se recuperar das agressões derivadas da ação humana, o equilíbrio natural de recursos ocorrerá. É papel da escola provocar os conhecimentos, valorizando a temática ambiental permitindo assim apontar para as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Reconhecer as características do meio ambiente;
-Observar as relações entre os Seres Vivos e o Ambiente;
-Identificar alguns materiais da natureza utilizados pelo homem, bem como dos objetos por ele produzidos;
-Reconhecer a presença do ar e da água na natureza e a importância destes elementos;
-Reconhecer a importância do solo para os seres vivos;
-Reconhecera importância de preservar as nascentes de água;
-Reconhecer a importância de preservar as Matas Ciliares;
-Conhecer os diversos tipos de poluição de ar e das águas;
-Perceber que a extinção de algumas espécies de animais pode ser uma das causas do desequilíbrio ecológico;
-Adquirir conhecimento sobre aquecimento Global e sua conseqüência para o nosso meio ambiente. Coletar dados referentes ao ambiente em que vivemos;

METODOLOGIA UTILIZADA:
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Levar os alunos a observar o ambiente à sua volta e coletar materiais através de passeios e de visitas;
Promover discussões em sala de aula sobre o tema acima;
Realizar experiências.


RECURSOS UTILIZADOS:
Fotos, mapas, dvds, revistas, fotografias, livros de literatura infantil

DESENVOLVIMENTO (etapas-prováveis):

Leitura: literatura, textos informativos, letras de músicas, poesias, palestras
leitura de textos, confecção de painéis. Observações e Jogos didáticos. Coleta de lixo, filmes relacionados ao tema
Datas comemorativas como São João, dia do amigo, Dia do estudante, Dia dos pais, Dia do soldado.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte da professora dos alunos, frente às atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.


Observação em paralelo a este projeto também está sendo desenvolvido um projeto de literatura infantil “Mala Mágica” que terá a duração do II e III trimestre


PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA PARA ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CRIANÇAS NA FAIXA DE 4 E 5 ANOS.
“Contar histórias é a mais antiga das artes, sendo uma fonte maravilhosa para ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento e do mundo que a cerca”
“OBJETIVO” Estimular a criança para a alfabetização e criar o hábito e o gosto pela leitura. Este projeto ainda tem por objetivo desenvolver a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário, e o entrosamento da turma para aprender a trabalhar em grupo, produzir trabalhos artísticos e desenvolver sua capacidade criadora, ampliado assim o conhecimento do mundo da criança, que ainda aprende a confrontar realidade e fantasia. Desenvolver um trabalho com atividades que a partir de leituras do mundo, coloquem os educandos em contato com a leitura e a escrita, favorecendo condições ideais para a alfabetização.
JUSTIFICATIVA “Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, dá vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis, pois a linguagem simbólica, não verbal dos “Contos de fadas”, comunica-se diretamente com o imaginário da criança, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser solucionados.” Através da fantasia a criança compensa as pressões de sua vida e por serem otimistas e transmitirem uma mensagem de felicidade e realização a fantasia aproxima-se da realidade das mesmas. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem. O trabalho com a literatura, o brincar de faz-de-conta é necessário porque imitar diferentes situações permite-nos construir nossa história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve tanto o coletivo, com momentos de negociações e limites, permitindo-lhe, assim, maior descontração e autonomia.
METODOLOGIA: DENOMINADO “MALA MÁGICA” O PROJETO CONSTITUIU-SE BASICAMENTE EM A CADA FINAL DE SEMANA A MALA IR PARA A CASA DE UM ALUNO, JUNTAMENTE COM UM LIVRO DE LITERATURA. AO RETORNAR À ESCOLA, O ALUNO DEVERÁ LEVAR PARA A ESCOLA A MALA E DENTRO DELA A FANTASIA DO PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA E O REGISTRO DOS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DESTA CONSTRUÇÃO. (Obs. O aluno que tiver a “MALA MÁGICA” ficará uma semana com a MALA para fazerem o trabalho com a colaboração dos pais. Sendo assim o aluno leva a mala numa sexta-feira e devolve na próxima sexta-feira quando o aluno deverá levar a mala para a escola e junto à fantasia, anotações feitas com a ajuda dos pais, e o livro).
AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS No final do semestre em novembro, será realizado um desfile para as outras turmas da escola, os alunos vestindo sua fantasia. Após o desfile será realizada apresentação de teatro pelos alunos da EDUCAÇÃO INFANTIL. Após comemoração livre a cargo das crianças. Desde já os pais estão convidados para assistir e prestigiar seu filho (a). (A data da apresentação ainda será marcada conforme o andamento do projeto que comunicarei aos pais)
Peço a colaboração dos pais que leiam as HISTÓRIAS para seus filhos anotem o que eles acharem importante e façam as fantasias que podem ser feitas com retalhos roupas usadas ou ainda em TNT, OU EVA que são materiais baratos e sendo assim o custo estará ao alcance de todos, caso não consigam confeccionar, estarei à disposição na escola para ajudá-los na confecção das mesmas. “O esforço e colaboração de cada um será de grande importância para que possamos alcançar nosso objetivo neste projeto”.

PRESERVE A NATUREZA"ESTÁ É AINDA É UM POUCO DA ÁGUA QUE NOS RESTA : NOBRES MT.

PRESERVE A NATUREZA"ESTÁ É AINDA É UM POUCO DA ÁGUA QUE NOS RESTA : NOBRES MT.
ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO

É LINDO

É LINDO
NATUREZA VAMOS PRESERVAR

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TEMA: RESÍDUOS SÓLIDOS.
JUSTIFICATIVA:
Considerando a gravidade da situação do acumulo de resíduos sólidos e seus impactos ambientais, que incluem a poluição das águas superficiais e subterrâneas, do solo e do ar e disseminação de micro e macro vetores que geram problemas ao ambiente e a saúde na população. Barbosa (2004, p. 13-14), considera a “sociedade moderna contemporânea como uma sociedade de consumo, o que significa admitir que o consumo tem assumido uma função acima e além da satisfação de necessidades materiais e de reprodução social comum a todos os demais grupos”. No que se refere aos conteúdos acerca dos resíduos sólidos, os PCNs sugerem o desenvolvimento de valores, atitudes e posturas éticas, através do trabalho com dois eixos principais:
Sociedade e Meio Ambiente e Manejo e Conservação. O primeiro trata da relação que o homem mantém com a natureza e que provoca vários tipos de degradação, e com destaque para os valores culturais como o consumismo. O segundo eixo aborda as técnicas de disposição e destinação de resíduos sólidos, a fim de minimizar e/ou evitar alguns problemas ambientais (PCN, 1998). Plotzki (2000) complementa que e escola deve estar apta a

Formar um novo cidadão, com uma nova consciência ecológica e humanística, menos antropocêntrica, conforme os postulados da Educação Ambiental, visto que ela se propõe a rever os aspectos da cultura, especialmente a ocidental, que mantém homem e natureza como pólos excludentes, que fundamenta e mantém a ideologia capitalista do lucro pelo lucro e que tem fortalecido, com sua teoria de “satisfação das necessidades humanas”, um consumismo irracional e imediatista, indiferente às conseqüências para o meio natural e às futuras gerações da humanidade. (PLOSTZKI, 2000, p. 13)

Nesta perspectiva, o papel do educador é realizar atividades com o objetivo de sensibilizar os educandos com relação ao problema dos resíduos sólidos, já que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos, e sendo a escola um local favorável ao processo em educação ambiental, e que também as mesmas são geradoras de resíduos, é importante que trabalhemos no sentido de envolver educados, educadores juntamente com a comunidade para que essa situação seja modificada, incentivando-os à mudança de atitudes e comportamentos formando novos hábitos.



OBJETIVO GERAL:
Identificar e avaliar os impactos ambientais gerados pelas atividades humanas e as medidas para sua compensação. Alertar sobre o problema da grande produção de resíduos sólidos pelos seres humanos, estudar conceitos importantes com o destino dos resíduos sólidos, e outros que se fizerem necessários. Ainda possibilitar aos educandos, suas famílias e comunidade a aquisições de conhecimentos, desenvolvendo habilidades de resolver problemas, mudança de atitudes ambientalmente adequadas no nosso cotidiano a fim de proporcionar uma mudança de seus hábitos em relação aos resíduos sólidos, tanto na escola como na comunidade, construindo assim novos valores para a vida toda,e melhorando a qualidade vida dos seres vivos do planeta, incluindo, homem, animais, plantas. Também adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável, apresentar aos educandos a importância da Coleta Seletiva, e Reciclagem de Resíduos Sólidos, abordando os temas de forma teórica e prática, possibilitando a formação de multiplicadores conscientes dos problemas causados pelas diversas formas de poluição ambiental a fim de sensibilizar os moradores sobre a importância do ser humano na preservação do meio ambiente e como descartar os resíduos de forma correta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar a todos os conhecimentos, sentido de valores, interesse ativo e atitudes necessárias para respeitar, proteger e melhorar o meio ambiente;
Conscientizar alunos e educadores e comunidade em geral, sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais;
Desenvolver a questão educacional junto às crianças na escola para que elas aprendam desde cedo à importância de respeitar e conservar o meio ambiente.
Levantar com os alunos e educadores problemas ambientais existentes na escola e local onde estão inseridos e apontar possíveis soluções;
METODOLOGIA
Organizar uma exposição chamada Reaproveitar com Arte, onde poderá ser trabalhado junto à comunidade a questão da limpeza dos córegos e coletar matérias recicláveis tais com(papel, sacolas, CDS, latinhas, garrafas etc.). E reaproveitar estes materiais coletados para diversos fins, repassado assim, o conhecimento e conscientização das crianças e sobre a importância da reciclagem;
Fornecer toda a informação necessária para que os estudantes e comunidade aprendam a colocar os resíduos sólidos no devido lugar até seu destino final, através de um pequeno folder.
Cartazes interativos e transparências, demonstrando os conceitos de lixo e resíduos sólidos, destino final dos resíduos;
Vídeos e documentários sobre educação ambiental.
Montar uma equipe de alerta na escola e comunidade sobre o armazenamento inadequado dos resíduos sólidos Principalmente de defensivos agrícolas, que além de poluir o planeta prejudica a saúde de seus habitantes.
Promover palestras com pessoas ligadas a Educação Ambiental sobre, Lixo, produção, tratamento e cuidados Coleta Seletiva e separação. A Natureza, o homem e sua ação sobre ela.

Através de jogos no computador, envolver as crianças com temas de Educação Ambiental, como consumo de energia, água, os objetivos dos “três Rs” entre outros.
Fazer trabalhos de forma lúdica e criativa, Teatro sobre o lixo. (montar peças teatrais juntos, educadores e alunos) sobre cuidados com os resíduos sólidos, prevenção do planeta e reciclagem de materiais descartáveis entre outros temas ligados à questão ambiental.
RESULTADOS ESPERADOS
Proporcionar mudança de postura tanto na escola como na comunidade;
Construção de valores para toda a vida;
Melhora na qualidade dos seres vivos do planeta;
Avaliação do projeto com os educadores e alunos, através da observação diária de cada integrante, observando o progresso frente às atividades propostas;




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA, Lívia. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
HENARES, E. L. Educação Ambiental e resíduos sólidos:
PLOTZKI, A.M. Educação Ambiental no ensino fundamental - Desafio ou utopia?

LEIA COM MUITA ATENÇÃO... E REFLITA...

CARTA ESCRITA NO ANO 2070
Texto publicado na revista "Crônicas de los Tiempos“, de Abril de 2002.
Ano 2070.

Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água.Creio que me resta pouco tempo.
Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.Recordo quando tinha Cinco anos.
Havia muitas árvores nos parques. As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por aproximadamente uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras.
Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos à água dessa forma
Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção. Pensávamos que a água jamais poderia terminar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são as principais fontes de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um bujão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética.
Antes, a quantidade de água indicada como ideal para se beber era oito copos por dia, por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo. Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água
A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera.
Com o ressecamento da pele, uma jovem de 20 anos parece ter 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos
Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações.
O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: 137 m3 por dia por habitante adulto.
Quem não pode pagar é retirado das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar. Não são de boa qualidade, mas se pode respirar. A idade média é de 35 anos.
Em alguns países restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes.
Aqui não há árvores porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer uma precipitação, é de chuva ácida. As estações do ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústria do século XX.
Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonito eram os bosques.
Lhe falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse. O quanto nós éramos saudáveis! Ela pergunta-me:
- Papai! Por que a água acabou?
Então, sinto um nó na garganta!
Não posso deixar de me sentir culpado porque pertenço à geração que acabou de destruir o meio ambiente, sem prestar atenção a tantos avisos.
Agora, nossos filhos pagam um alto preço...
Sinceramente, creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreenda isto...
...enquanto ainda é possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!





UM GRANDE EXEMPLO DE EDUCADOR

"O AMOR É UMA INTERCOMUNICAÇÃO INTIMA DE DUAS CONSCIÊNCIAS QUE SE RESPEITAM. CADA UM TEM O OUTRO COMO SUJEITO DO SEU AMOR. NÃO SE TRATA DE APROPRIAR-SE DO OUTRO" PAULO FREIRE

PAIS MAUS

O texto abaixo foi entregue pelo professor de Ética e Cidadania da escola Objetivo/Americana, Sr. Roberto Candelori, a todos os alunos da sala de aula, para que entregassem a seus pais. A única condição solicitada pelo mesmo foi de que cada aluno ficasse ao lado dos pais até que terminassem a leitura. O texto, a seguir transcrito, foi publicado recentemente por ocasião da morte estúpida de Tarcila Gusmão e Maria Eduarda Dourado, ambas de 16 anos, em Maracaípe – Porto de Galinhas. Depois de 13 dias desaparecidas, as mães revelaram desconhecer os proprietários da casa onde as filhas tinham ido curtir o fim de semana. A tragédia abalou a opinião pública e o crime permanece
PAIS MAUS
Dr. Carlos Hecktheuer,
(Médico Psiquiatra)
“Um dia quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes: - Eu amei-vos o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão”. Eu amei-vos o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia. Eu amei-vos o suficiente para vos fazer pagar os rebuçados que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e vos fazer dizer ao dono: “Nós tiramos isto ontem e queríamos pagar”. Eu amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.Eu amei-vos o suficiente para vos deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.Eu amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais do que tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram).
Estas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci... Porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando os meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se os seus pais eram maus, os meus filhos vão lhes dizer:
“Sim, os nossos pais eram maus. Eram os piores do mundo... As outras crianças comiam doces no café e nós só tínhamos que comer cereais, ovos, torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes ao almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Nossos pais tinham que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.
Insistiam que lhes disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Nossos pais insistiam sempre conosco para que lhes disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, eles conseguiam até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata ““!
Nossos pais não deixavam os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir bater à porta, para que os nossos pais os conhecessem.
“Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelo menos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aqueles chatos levantavam para saber se a festa foi boa (só para verem como estávamos ao voltar)”.
“FOI TUDO POR CAUSA DOS NOSSOS PAIS!”
“Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o melhor para sermos “PAIS MAUS”, como eles foram. EU ACHO QUE ESTE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE:NÃO HÁ PAIS MAUS SUFICIENTES !

RIO MIRANDA - MS

RIO MIRANDA - MS